Saudosismo Copa do Mundo da FIFA 1ª Edição - 1930 Uruguai Campeão Vice-campeão ...
Campeão Vice-campeão
Uruguai Argentina
Surgimento da competição mundial: Em 1928, após assumir a presidência da Federação Internacional de Futebol (FIFA), o frances Jules Rimet foi o reponsável por criar a Copa do Mundo, que se transformou na competição de futebol mais importante em nível mundial.
Resumo histórico da competição: A Copa do Mundo de 1930 foi a 1ª Edição organizada pela Federação Internacional de Futebol – FIFA. A competição foi disputada no Uruguai, no periodo de 13 a 30 de julho de 1930.
Escolha do país sede: A FIFA nomeou o Uruguai como país sede, já que o mesmo estava comemorando o centenário de sua primeira Constituição, além da conquista da medalha de ouro pela Seleção do Uruguai de Futebol nos jogos Olímpicos de Verão de 1924 e 1928.
Montiviéu – Capital do Uruguai
Local dos jogos:Todos os jogos da 1ª Edição foram disputados em Montivideo, capital do Uruguai, e nos estádios Olímpico, Gran Parque Central e Pocitos.
Olímpico Gran Parque Central Pocitos
Definição dos países participantes: Foi a única vez na história das copas do mundo que não houve torneios eliminatórios para classificar as seleções para a competição. Os Países filiados e convidados para participar da Copa do Mundo de 1930 tinham um prazo para confirmar suas participações, até o dia 28 de fevereiro de 1930. A longa e despendiosa viagem de navio através do oceano atlântico, para chegar a América do Sul, foi motivo bastante para que os países europeus demonstrassem o desenteresse em disputar a primeira Copa do Mundo organizada pela FIFA. Algumas Seleções do Continente Europeu se recusaram de forma definitiva a viajar para o Uruguai. Preocupados com o fracasso e o esvaziamento da competição, os dirigentes da Associação Uruguaia de Futebol enviaram uma carta convite a The Football Association, sediana no Reino Unido, apesar das nações britânicas (Inglaterra, Irlanda no Norte, Escócia e País de Gales) não estarem filiadas à FIFA naquela oportunidade. A proposta uruguaia foi recusada pelo Comitê da Federação Britânica no dia 18 de novembro de 1929. Dois meses antes do início do Torneio, nenhuma equipe europeia havia demonstrado interesse em participr da Copa. O Presidente da FIFA, Jules Rimet, interveio e fez com que quatro seleções europeias viajassem para o Uruguai para participar da competição: o Continente Europeu foi representado pelas equipes da Belgica, França, Romênica e Iuguslávia.
Formato de Disputa: As treze equipes foram sorteadas e divididas em quatro grupos. Na fase de grupos, as partidas foram disputadas todos contra todos em um turno único. Cada vitória valeu 2 pontos e cada empate valeu 1 ponto para cada equipe. Caso houvesse empate na pontuação de um grupo ao final de todas as partidas, o vencedor do grupo seria definido em uma partida extra.
Árbitros: Quinze árbitros participaram do torneio, sendo quatro europeus, dois belgas, um francês, um Romeno e onze americanos, sendo seis uruguaios, um mexicano, um argentino, um brasileiro, um boliviano e um chileno. Para eliminar as diferenças na aplicação das regras do jogo, os árbitros passaram por um breve treinamento, para resolver problemas mais confritantes no decorrer do jogo. Durante a competição, dois fatos foram marcados. O primeiro foi quando o árbitro brasileiro Gilberto de Almeida Rêgo encerrou a partida entre Argentina e França cerca de seis minutos mais cedo e o segundo, foi muito curioso: o árbitro que apitou a partida entre Argentina e México, o boliviano Ulises Saucedo, era também o treinador da seleção boliviana.
Curiosidade: No jogo final entre Uruguai e Argentina, que foi disputado no Estádio Centenário de Montevidéu, um fato curioso aconteceu: o jogo foi disputado utilizando duas bolas, uma argentina no primeiro tempo e outra do Uruguai no segundo tempo.
Bola Argentina Bola Uruguaia
Jogos do Grupo 1
Jogos do Grupo 2
Jogos do Grupo 3
Jogos do Grupo 4
Jogos finais
Semifinal
Final
Classificação Final da Competição
Artilheiro da competição: O Artilheiro da 1ª Copa do Mundo da FIFA foi o atacante Guilhermo Stábile da Seleção do Uruguai, com oito gols marcados.
Guilhermo Stábile - Uruguai
Uruguai Campeão da 1ª Edição da Copa do mundo da FIFA
Nenhum comentário