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Massa analisa opções legais sobre título da F1 2008: "Justiça"

  Piloto brasileiro, vice-campeão há 15 anos, se diz motivado por declarações recentes de Bernie Ecclestone. Ex-chefão da F1 revelou ter tid...

 

Piloto brasileiro, vice-campeão há 15 anos, se diz motivado por declarações recentes de Bernie Ecclestone. Ex-chefão da F1 revelou ter tido conhecimento sobre "Singapuragate" ainda em 2008

Felipe Massa representa F1 no GP do Bahrein, abertura do campeonato 2023 — Foto: Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images

Há 15 anos, Nelson Piquet Jr colidiu de forma proposital em Marina Bay para beneficiar o companheiro Fernando Alonso; os dois guiavam pela Renault. Ao bater no muro da curva 14, o filho do tricampeão Nelson Piquet seguiu ordens recebidas do chefe Flavio Briatore e do engenheiro Pat Symonds.

Massa liderava a prova no momento da batida e, indiretamente, terminou prejudicado. Com o acionamento da bandeira amarela, a Ferrari chamou o brasileiro aos boxes, mas liberou Felipe com a mangueira de reabastecimento ainda presa ao carro. O piloto ainda não conversou com a ex-equipe sobre o assunto.

- Eu não sei se é possível dividir um título. Se foi comprovado que aquela corrida foi roubada, ela tem que ser cancelada, essa é a justiça. É muito difícil dizer "ah, coitadinho". Não existe "coitadinho" no mundo, a situação é clara - declarou Massa ao Motorsport.

Antes do GP de Singapura, a diferença entre Felipe Massa e Lewis Hamilton - líder do campeonato e futuro campeão - era de um ponto. A desvantagem brasileira cresceu para sete pontos após a prova: Hamilton cruzou em terceiro e o piloto da Ferrari despencou para 13º, ficando fora da zona de pontuação.

Flavio Briatore foi banido da Fórmula 1 em 2009, mas a decisão foi revertida um ano depois, pelo Tribunal de Grande Instância de Paris (França). Pat Symonds recebeu uma suspensão de cinco anos; hoje, ele é diretor técnico da F1.

- Vejo com tristeza (as falas de Ecclestone, 15 anos após a polêmica) por ser algo injusto e inadmissível para o esporte - lamentou o ex-F1.

- Max (Mosley, então presidente da FIA) e eu fomos informados durante a temporada de 2008 sobre o que havia acontecido no GP de Singapura. Nelsinho disse a seu pai que a equipe havia pedido para bater deliberadamente no muro e em um determinado momento para acionar o safety car e ajudar Alonso, seu companheiro de equipe - disse Ecclestone, acrescentando:

- Decidimos não fazer nada na ocasião. Queríamos proteger o esporte e salvá-lo de um grande escândalo. Havia uma regra na época de que a classificação do campeonato mundial era intocável após a cerimônia de premiação da FIA no fim do ano. (...) Tínhamos informação suficiente na época para investigar o assunto. De acordo com os estatutos, deveríamos ter cancelado a corrida em Singapura sob essas condições. Isso significa que (o GP) nunca teria acontecido para a tabela de classificação. Felipe Massa teria sido campeão, não Lewis Hamilton - disse Ecclestone. O que diz o regulamento: O artigo 14 do Código Esportivo Internacional da FIA prevê direito de revisão caso um "novo elemento significativo e relevante", antes indisponível ao reclamante, seja descoberto. Entretanto, há limitações: o período para emissão de um pedido de revisão expira em 14 dias corridos após o fim de uma competição, e até quatro dias antes da cerimônia da FIA para entrega dos prêmios do Mundial. A corrida em Singapura aconteceu no dia 28 de setembro de 2008. Lewis Hamilton confirmou o título mundial ao chegar em quinto no GP do Brasil, no dia 2 de novembro. A cerimônia da FIA foi realizada em 12 de dezembro do mesmo ano.A F1 retorna após uma pausa de três semanas com o GP do Azerbaijão, quarta etapa de 2023. Veja calendário e horários das etapas.
Com informações ge.globo.com

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